INTRODUÇÃO: Ser um líder não é fácil. As expectativas geradas e as grandes responsabilidades da função levam ao questionamento interior do líder, de suas qualidades, métodos e até mesmo sua vocação e muitas vezes é necessário despertar dentro de você o verdadeiro líder que existe em seu ser.
O verdadeiro segredo para uma vida de liderança de sucesso depende da postura em identificar e alcançar a atitude vencedora, transformando grandes problemas em grandes oportunidades e alcançando uma nova visão ministerial.
Como ser um líder de verdade, em tempo de tantos enganos, de falsos governantes, de crise moral e social em todas as camadas da sociedade? Mais do que nunca a humanidade necessita de pessoas de visão, que inspirem confiança em seus liderados.
Devemos ter a certeza que em todas as circunstâncias da vida Deus sempre está nos guiando a um lugar maravilhoso. Os planos e projetos para a nossa vida estão determinados e devemos sempre nos esforçar para superar as provações e permitir que Ele nos guie, e sem jamais esquecer que Deus determinou um plano Dele para sua vida.
O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA MINISTERIAL
A Chamada para o Ministério.
Sabemos que a chamada ministerial é determinada por Deus, que é o Dono da Seara, e nas sagradas Escrituras encontramos a orientação divina para aqueles que são separados para este trabalho ministerial. A chamada de verdadeiros líderes é necessária porque estamos enfrentando a maior crise de liderança em toda história da humanidade. Apesar disto sabemos que no século XVIII a Europa enfrentou uma crise de liderança espiritual, mas Deus levantou um grupo de jovens como João Wesley, Carlos Wesley, George Whitefield e outros, que produziram um impacto positivo naqueles dias e levaram o evangelho de transformação na Grã-bretanha e América.
Dons Ministeriais
Cada Líder que é chamado possui um conhecimento geral do funcionamento do corpo de Cristo, mas precisa exercer seu ministério de acordo com o dom que recebeu de Deus.
A Vontade de Deus para seu Ministério
Como saber se estou no centro da vontade de Deus? É uma pergunta que todo líder deve procurar encontrar a resposta, pois Deus tem um plano específico para cada um de nós e precisamos nos colocar a disposição Dele, que certamente dirigirá os nossos passos.
O LÍDER QUE EXISTE EM VOCÊ
Evidências de um Autêntico Líder Cristão
Enquanto administra a igreja do Senhor, o obreiro deve se distinguir como um autêntico líder, pois liderar não é só mandar, é ir à frente para que seus liderados o tomem como exemplo e nunca considerar alguém uma ameaça para sua liderança; basta permanecer sob a direção Divina.
A Eficácia da Delegação De Poder
Toda organização bem estruturada precisa de um líder que saiba delegar poder, pois somente um verdadeiro líder será capaz de treinar outro líder e enviá-lo a realizar o trabalho.
A capacidade que as pessoas têm de realizar é determinada pela capacidade que tem o seu líder de delegar poder.
Um Líder de Verdade
Deus esta convocando líderes. A sociedade clama por liderança. Liderança não é opção, o líder não nasce feito. Alguns verdadeiramente possuem aptidão para liderar, mas somente isso não é suficiente pra se fazer um verdadeiro líder. Mesmo assim sabemos de pessoas que nunca foram possuidoras de aptidão, mas receberam de Deus a “chama” da liderança, tornando-se verdadeiros líderes de visão, de estabelecimento de metas.
Sucesso Pessoal – Atitude Vencedora
Os melhores líderes espirituais são os que passam o tempo todo aprendendo. São aqueles que tem a coragem de perguntar a si mesmo: “Como posso melhorar? O que posso fazer para influenciar melhor os meus liderados?”.
É necessária uma atitude vencedora! Para tal é preciso ser apaixonado pela oração, comprometido com a santidade e a palavra de Deus, pois somente sendo possuidor de um objetivo único, o verdadeiro líder alcançará o sucesso ministerial para a Glória do Senhor Jesus Cristo, que é: manter-se fiel a Deus até a morte.
DEUS, VOCÊ E A IGREJA NOS DESAFIOS DOS DIAS ATUAIS.
Os Desafios dos Relacionamentos Na Igreja
Infelizmente, a cultura que gera relacionamentos superficiais vem afetando diretamente a igreja. Muitas igrejas da pós-modernidade não estão conseguindo alterar essa realidade e não conseguem gerar relacionamentos duradouros.
As Mudanças e a Tensão a Serem Vivenciadas pela Igreja
Estamos vivendo um período histórico de transição neste início de milênio. Trata-se de uma época de mudanças profundas e desestabilizadoras. Por esta razão é necessário um parâmetro que sirva de guia e referencial confiável. Tal parâmetro só pode ser representado pela Palavra de Deus, a cujo crivo toda mudança deve ser submetida.
O Pastor como Agente de Deus na Continuidade e Mudança
O Pastor, como agente de continuidade da obra de Deus, precisa ser consciente das mudanças necessárias para o crescimento sadio da igreja e da organização, sabendo que não existe nenhum valor em ser líder apenas para ser uma foto na galeria de “ex-líderes” de sua organização. É necessário marcar época com coragem para enfrentar e fazer as mudanças.
CONCLUSÃO: Ao finalizar quero mostrar que ser Pastor de uma organização e de um organismo vivo, como a Igreja do Nosso Senhor Jesus, não é simplesmente para se ter um emprego de um “alto executivo”, de grande “empresário”, mas é ser capaz de uma total dependência de Deus, é ser servo, capaz de administrar a obra de Deus com humildade e sabedoria, ser exemplo de vida para os que estão esperando uma orientação.
Pois quando se trata de Igreja, a coisa é bem diferente, visto que a nossa maior responsabilidade não é simplesmente mostrar os nossos valores e a nossa capacidade de servir as pessoas, mas a maior de todas, é realizar a obra de Deus, implantando o seu reino e a sua vontade entre os homens. É ser um líder de acordo com a vontade de Deus.
São muitas as qualidades que uma pessoa tem que ter para ser um bom líder. Uma das mais importantes é a capacidade de reconhecer e estimular a equipe. Você é bom nisso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário