quarta-feira, 27 de abril de 2011

Um lider segundo o coração de Deus


INTRODUÇÃO: Ser um líder não é fácil. As expectativas geradas e as grandes responsabilidades da função levam ao questionamento interior do líder, de suas qualidades, métodos e até mesmo sua vocação e muitas vezes é necessário despertar dentro de você o verdadeiro líder que existe em seu ser.
O verdadeiro segredo para uma vida de liderança de sucesso depende da postura em identificar e alcançar a atitude vencedora, transformando grandes problemas em grandes oportunidades e alcançando uma nova visão ministerial.
Como ser um líder de verdade, em tempo de tantos enganos, de falsos governantes, de crise moral e social em todas as camadas da sociedade? Mais do que nunca a humanidade necessita de pessoas de visão, que inspirem confiança em seus liderados.
Devemos ter a certeza que em todas as circunstâncias da vida Deus sempre está nos guiando a um lugar maravilhoso. Os planos e projetos para a nossa vida estão determinados e devemos sempre nos esforçar para superar as provações e permitir que Ele nos guie, e sem jamais esquecer que Deus determinou um plano Dele para sua vida.
O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA MINISTERIAL
A Chamada para o Ministério.
Sabemos que a chamada ministerial é determinada por Deus, que é o Dono da Seara, e nas sagradas Escrituras encontramos a orientação divina para aqueles que são separados para este trabalho ministerial. A chamada de verdadeiros líderes é necessária porque estamos enfrentando a maior crise de liderança em toda história da humanidade. Apesar disto sabemos que no século XVIII a Europa enfrentou uma crise de liderança espiritual, mas Deus levantou um grupo de jovens como João Wesley, Carlos Wesley, George Whitefield e outros, que produziram um impacto positivo naqueles dias e levaram o evangelho de transformação na Grã-bretanha e América.
Dons Ministeriais
Cada Líder que é chamado possui um conhecimento geral do funcionamento do corpo de Cristo, mas precisa exercer seu ministério de acordo com o dom que recebeu de Deus.
A Vontade de Deus para seu Ministério
Como saber se estou no centro da vontade de Deus? É uma pergunta que todo líder deve procurar encontrar a resposta, pois Deus tem um plano específico para cada um de nós e precisamos nos colocar a disposição Dele, que certamente dirigirá os nossos passos.
O LÍDER QUE EXISTE EM VOCÊ
Evidências de um Autêntico Líder Cristão
Enquanto administra a igreja do Senhor, o obreiro deve se distinguir como um autêntico líder, pois liderar não é só mandar, é ir à frente para que seus liderados o tomem como exemplo e nunca considerar alguém uma ameaça para sua liderança; basta permanecer sob a direção Divina.
A Eficácia da Delegação De Poder
Toda organização bem estruturada precisa de um líder que saiba delegar poder, pois somente um verdadeiro líder será capaz de treinar outro líder e enviá-lo a realizar o trabalho.
A capacidade que as pessoas têm de realizar é determinada pela capacidade que tem o seu líder de delegar poder.
Um Líder de Verdade
Deus esta convocando líderes. A sociedade clama por liderança. Liderança não é opção, o líder não nasce feito. Alguns verdadeiramente possuem aptidão para liderar, mas somente isso não é suficiente pra se fazer um verdadeiro líder. Mesmo assim sabemos de pessoas que nunca foram possuidoras de aptidão, mas receberam de Deus a “chama” da liderança, tornando-se verdadeiros líderes de visão, de estabelecimento de metas.
Sucesso Pessoal – Atitude Vencedora
Os melhores líderes espirituais são os que passam o tempo todo aprendendo. São aqueles que tem a coragem de perguntar a si mesmo: “Como posso melhorar? O que posso fazer para influenciar melhor os meus liderados?”.
É necessária uma atitude vencedora! Para tal é preciso ser apaixonado pela oração, comprometido com a santidade e a palavra de Deus, pois somente sendo possuidor de um objetivo único, o verdadeiro líder alcançará o sucesso ministerial para a Glória do Senhor Jesus Cristo, que é: manter-se fiel a Deus até a morte.
DEUS, VOCÊ E A IGREJA NOS DESAFIOS DOS DIAS ATUAIS.
Os Desafios dos Relacionamentos Na Igreja
Infelizmente, a cultura que gera relacionamentos superficiais vem afetando diretamente a igreja. Muitas igrejas da pós-modernidade não estão conseguindo alterar essa realidade e não conseguem gerar relacionamentos duradouros.
As Mudanças e a Tensão a Serem Vivenciadas pela Igreja
Estamos vivendo um período histórico de transição neste início de milênio. Trata-se de uma época de mudanças profundas e desestabilizadoras. Por esta razão é necessário um parâmetro que sirva de guia e referencial confiável. Tal parâmetro só pode ser representado pela Palavra de Deus, a cujo crivo toda mudança deve ser submetida.
O Pastor como Agente de Deus na Continuidade e Mudança
O Pastor, como agente de continuidade da obra de Deus, precisa ser consciente das mudanças necessárias para o crescimento sadio da igreja e da organização, sabendo que não existe nenhum valor em ser líder apenas para ser uma foto na galeria de “ex-líderes” de sua organização. É necessário marcar época com coragem para enfrentar e fazer as mudanças.
CONCLUSÃO:  Ao finalizar quero mostrar que ser Pastor de uma organização e de um organismo vivo, como a Igreja do Nosso Senhor Jesus, não é simplesmente para se ter um emprego de um “alto executivo”, de grande “empresário”, mas é ser capaz de uma total dependência de Deus, é ser servo, capaz de administrar a obra de Deus com humildade e sabedoria, ser exemplo de vida para os que estão esperando uma orientação.
Pois quando se trata de Igreja, a coisa é bem diferente, visto que a nossa maior responsabilidade não é simplesmente mostrar os nossos valores e a nossa capacidade de servir as pessoas, mas a maior de todas, é realizar a obra de Deus, implantando o seu reino e a sua vontade entre os homens. É ser um líder de acordo com a vontade de Deus.



Como está o seu potencial de liderança?

 

São muitas as qualidades que uma pessoa tem que ter para ser um bom líder. Uma das mais importantes é a capacidade de reconhecer e estimular a equipe. Você é bom nisso?
Além disso, muitas pessoas que estão em cargos de liderança enxergam no espelho uma imagem diferente daquela projetada para os subordinados. É seu caso?
Certifique seu potencial respondendo as dez questões abaixo:
1) Você agradece cada um de seus subordinados por fazerem um bom trabalho, seja pessoalmente, por escrito, ou de ambas as formas?
A) Sim.
B) Não.
2) Você dedica tempo para reunir-se com sua equipe, ouvir idéias, críticas e sugestões?
A) Sim.
B) Não.
3) Você sempre faz comentários sobre a atuação de seus subordinados em projetos específicos?
A) Sim.
B) Não.
4) Você se esforça para criar um ambiente de trabalho aberto, que cultive a auto-confiança e seja descontraído?
A) Sim.
B) Não.
5) Você divide com sua equipe informações sobre novos produtos e estratégias, sobre como a empresa perde ou ganha dinheiro e como cada um poderá se adaptar nessa estrutura?
A) Sim.
B) Não.
6) Você envolve seus subordinados em decisões, especialmente aquelas que os afetam?
A) Sim.
B) Não.
7) Você encoraja sua equipe a se sentir parte da empresa, e responsável por cada projeto e pelo próprio ambiente de trabalho?
A) Sim
B) Não.
8) Você cria parcerias com seus empregados de forma que eles tenham a chance de crescer e aprender com isso?
A) Sim.
B) Não.
9) Você celebra o sucesso da empresa, do departamento e de seus profissionais?
A) Sim.
B) Não.
10) Você usa o desempenho do profissional como uma referência para reconhecê-lo, recompensá-lo e promovê-lo?
A) Sim.
B) Não.
• Confira o seu resultado:
Maioria A - Sim
Parabéns! Você é um chefe que sabe extrair um bom potencial e é capaz de motivar sua equipe. Contudo, nunca esqueça do conselho de John Maxwell no livro Líder 360º
“quem deseja ser líder deve fazer as coisas acontecerem e dar sua contribuição”. Além disso, Maxwell comenta que um equívoco que as pessoas cometem com freqüência é achar que a liderança é um lugar que se senta, quando na verdade é uma escolha. “O que você escolhe
fazer com o seu talento é o que o impulsiona para as grades realizações”, explica em sua obra Talento não é tudo.
Maioria B - Não
É hora de pensar com muito cuidado em uma forma de melhorar o relacionamento com seus colaboradores. Provavelmente você não está aproveitando todo o potencial de sua equipe. Segundo John Maxwell, número um em liderança, você deve aprender a desenvolver sua influência. “Ao ajudar outras pessoas, o líder se ajuda. Portanto, ele deve se relacionar
bem, com os diferentes níveis da organização”, afirma em seu livro Líder 360º.

Fonte: http://www.liderebrasil.com.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário